2 de jul. de 2020

Buñuel no Nimas viajou até à Margem Sul

Buñuel no Nimas viajou até à Margem Sul
A imagem pode conter: 1 pessoa, closeup
O Cinema Nimas, do grupo Medeia Filmes, tem vindo a dedicar a 2ª fase de um ciclo ao realizador espanhol Luís Buñuel, desde 10 de Junho e que termina no próximo dia 8 de Julho, exibindo cópias digitais restauradas de 10 dos filmes mais paradigmáticas deste grande cineasta surrealista. Ao longo destes 24 dias estes filmes têm ocupado, nalguns casos a totalidade da programação diária no Nimas, que foi um dos primeiros cinemas a reabrir em Lisboa, logo no inicio do mês que terminou ontem, onde ainda a maioria dos cinemas se mantêm encerrados. Esta 2ª fase do ciclo Buñuel, ciclo iniciado no Outono de 2019, estendeu-se ao cinema Campo Alegre, no Porto e as outras cidades. Eu, cinéfilo sempre que posso, venho um belo fim de tarde, depois de assistir à projecção cde "O Anjo Exterminador", a p/b, (México, 1962), profundamente imbuído do espírito buñuelesco atravesso a ponte a dirigo-me às bombas de combustível no Almada Fórum, onde assisto/participo o seguinte diálogo.
Devido ao écran da bomba não estar a funcionar, reporto delicadamente à senhora da caixa, que me questiona:
- O senhor usa óculos graduados?
- - Sim… mas, respondo balbuciando incrédulo...
O senhor usa óculos graduados? repete a senhora. E, muito senhora de si.
- É que com óculos graduados o senhor não consegue ver o écran, remata a senhora, com uma segurança que não permite qualquer dúvida.
Mesmo assim, atrevo-me a a tentar explicar que os óculos graduados é exactamente para ver bem o écran, que uso há décadas e sempre vi o écran, etc.
Peremptória a senhora da caixa, esclarece, de novo.
O senhor usa óculos graduados. É por isso que não vê o écran.
Abalo incrédulo, quase em choque… mas alguns segundos depois percebo tudo.
Buñuel tinha viajado até ao Almada Fórum - não ao cinema mas às bombas de combustível. Se fez o percurso pela Ponte 25 de Abril, de comboio ou de barco, isso não sei... mas que viajou não tenho dúvidas.
Até dia 8, Buñuel no Nimas. Cinema que tem também em exibição o ciclo de cinema japonês o "Roman Porno".
Vá ao cinema… em segurança!


Nenhum comentário: