16 de nov. de 2017

Cem anos de Romeu

Depois de uma longa ausência ... quase um ano ... como o tempo passa?! aqui partilhamos a tertúlia realizada dia 14:


Cem anos de Romeu”



A tertúlia “Cem anos de Romeu” realizada no passado dia 14 foi um êxito. Com a Sala Pablo Neruda - Fórum Municipal Romeu Correia – apinhada com mais de 80 pessoas, com destaque para os familiares de Romeu, a filha Julieta e o neto João Vasco, assim como muitos dirigentes associativos – da Incrível Almadense, Academia, Farol, USALMA, U S D. Sancho, SCALA, ARPCA, CEDA, URAP, Associação de Moradores dos Capuchos. Iniciou com a passagem de um vídeo “30 minutos com…” – fraternalmente cedido pelo Farol (Henrique Mota) - fruto de uma entrevista televisiva, de 1987, ano em que Romeu foi homenageado em Almada ao completar 70 anos, um belo fresco em que Romeu, com frontalidade e muito sentido de humor, nos fala da sua vida e da sua arte, que contagiou os presentes. 

Depois de apresentados os oradores, de três gerações diferentes: Alberto Pereira Ramos, 86, antigo dirigente associativo – Academia, FPCCDR, 1º Congresso das Colectividades – antigo bancário tal como o homenageado, falou-nos de como tomou contacto com um livro de Romeu, ainda jovem, dos cafés que ambos frequentavam, da pessoa boa e de espírito aberto que era Romeu e do uso de laço para “não usar ‘farda” de bancário, fato, camisa branca e gravata, “pois o Romeu ainda que fingisse aceitar as normas de facto não as aceitava” ; o orador seguinte autor de História local com mais títulos publicados sobre Almada – cerca de 30 – que também privou quase diariamente com Romeu durante quase duas décadas deu-nos conta de como Romeu foi amado por Almada já antes do 25 de Abril, sendo o decisão de atribuir o seu nome ao fórum municipal em 1992 o ponto alto, bem como do agrupamento de escolas com o seu nome. A excelente e bem estruturada intervenção de Flores pode resumir-se assim: “ele [Romeu Correia] tinha necessidade de ser amado” e era “a emanação do povo de Almada”, lamentando que para as comemorações do centenário não ter havido uma comissão municipal – tal como a AACA propôs em Novembro de 2016 – e umacomissão de honra com convites ao Presidente da República e ao Primeiro-Ministro. Rodrigo Francisco, 36 anos, encenador e Director Artístico da Companhia de Teatro de Almada e do Festival de Almada, o último orador,explicou como foi desafiado há dois anos pelo Henrique Mota para encenar Romeu. O resultado foi a excelente encenação que fez do romance Bonecos de Luz;  Rodrigo descreveu-nos de uma forma muito viva e acutilante a forma como, a partir da aproximação à obra de Romeu e deste texto, construiu um espectáculo que partindo daquele imaginário do quotidiano de personagens populares e socialmente marginalizadas da primeira metade do século XX. O “povo povo” como Romeu gostava de designar aquelas figuras típicas com quem conviveu na sua infância e adolescência no Ginjal da necessidade de através do sonho e de uma certa evasão ou recriação da realidade, neste caso através do cinema de Charlot, tendo presente a necessidade de chegar aos jovens de 2017, com referências muito diferentes do final dos anos 30, inícios de 40.

Houve de seguida um período com variadas intervenções da parte da assistência, tendo, por nossa sugestão, alguns dos dirigentes associativos presentes divulgado as iniciativas programadas para os próximas dias, nomeadamente para dia 17. O vereador António Matos enalteceu estas tertúlias e propôs a sua continuidade para 2018. Esteve também a assistir o Director do Departamento da Cultura, Armando Correia e a Técnica da DAB, Mª João Ferro, em representação da responsável Eunice Figueiredo, que destacou a programação para dia 17 no FMRC.

À entrada podia-se ver uma pequena mostra de capas dos livros de Romeu disponíveis na Rede de Bibliotecas Municipais, anteriormente usada na exposição de Filatelia e assim optimizada e ao fundo da sala um conjunto de 10 obras autografadas pelo autor, do nosso espólio pessoal e o original de uma entrevista a Romeu Correia que publicamos em Novembro de 1987 no DN – suplemento DN-Jovem.

Foi desta forma informal – tal como a disposição dos oradores, junto ao público –que a Associação Amigos da Cidade de Almada assinalou com a dignidade que se impõe o centenário de Romeu Correia, sessão que contou com a cobertura televisiva da TV Almada. As tertúlias voltam a 12 de Dezembro para debater o Comércio local versus grandes superfícies.



Eduardo M. Raposo

Em breve publicaremos imagens da sessão

Nenhum comentário: